domingo, 11 de outubro de 2009

Illiabum A, 70 - Sanjoanense A, 72

Sub16"A": Vitória após recuperar desvantagem de 25 pontos

Foi uma ADS irreconhecível aquela que iniciou o jogo frente à equipa do Illiabum.
Passiva, desconcentrada, os alvinegros foram um alvo fácil para a forte equipa da casa, que se apresentou agressiva a defender e muito bem organizada no ataque, com um jogo colectivo que criou muitas dificuldades á equipa Sanjoanense.
Foram 20 minutos de superioridade total do adversário (esteve a vencer por 25 pts de diferença), como prova o resultado ao intervalo: 39 – 16.
Após o descanso, a equipa surgiu com outra atitude. Aumentando a pressão defensiva (coisa que simplesmente não existiu durante os primeiros 20 min) a ADS foi, lentamente, recuperando o atraso no marcador, mas logo distracções e infantilidades ditavam mais turnovers e consequentes contra-ataques do Illiabum, que chega ao fim do 3º período a vencer por 20 pts: 63 – 43.
No último período, no entanto, tudo mudou. Aumentando ainda mais a pressão defensiva, a ADS obriga o Illiabum a cometer várias perdas de bola, aproveitando para através de rápidos contra-ataques ir reduzindo a diferença no marcador. A 3 segundos do fim, com o jogo empatado, um lançamento falhado pela equipa da casa dá origem a um contra-ataque da ADS, que marca o cesto da vitória mesmo no soar da buzina.
Várias conclusões podem tirar-se deste jogo. A primeira e a mais evidente, são os “custos” que um ano praticamente sem competição teve na evolução da equipa. Se individualmente os atletas são capazes de resolver alguns dos problemas do jogo, em termos colectivos a equipa está muito longe daquilo que se pretende e esperava. Um jogo confuso, pouco seguro (tivemos 29 perdas bola!) que nos obriga a pensar na estratégia a adoptar para recuperar o tempo perdido.
A segunda é que a defesa será sempre o ponto de partida. Este jogo demonstrou isso claramente. Quando conseguimos pressionar a bola e as linhas de passe demos a volta ao encontro (parcial de 7-30 no 4º período).
A terceira é que temos de melhorar…tudo! O ataque, a defesa, a recuperação defensiva, os ressaltos defensivos e a saída para o ataque…
Jogo a jogo vamos com certeza melhorar. No entanto é necessário aprender com os erros. Que o jogo sirva de aprendizagem e que a equipa perceba o trabalho que tem pela frente!

Parciais de jogo: 23-9, 16-7, 23-26 e 7-30.
Resultado Final: 70-72

Alinharam pela ADS: Luís Catarino, Filipe Dias, Pedro Reis, Bruno Valente, João Dias, André Moreira, Francisco Dias, David Moreira, Gil Pinheiro, João Almeida, Ricardo Reis e João Costa.

Treinador: Mário Lima
Seccionistas: Danilo Brandão e Alfredo Moreira
Técni Estatística: Raul Almeida

Arquivo

Gestor do Blog

Treinador de Basquetebol